quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Decor: Horta caseira

Já pensou em ter uma hortinha em casa? Imagina ter a disposição vários temperos fresquinhos para usar na comida. A gente sabe que não é sempre que temos os temperos disponíveis para usar no preparo das refeições e, às vezes, podemos comprar no mercado um maço da salsinha ou de cebolinha, por exemplo, mas rapinho as folhinhas murcham e já não é a mesma coisa. Por isso, a ideia de fazer uma horta em casa é tentadora. Não precisa fazer nada muito grande, dá pra plantar apenas os seus temperos preferidos em vasinhos, e falta de espaço nem é mais uma desculpa válida, pois há tantos modelos de hortas para serem feitas sem ocupar muito espaço. Selecionamos 26 imagens para te inspirar e te incentivar a fazer a sua mini horta.
Para começar, você pode plantar alguns temperos como alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha, orégano e manjericão. Pimentinhas também são ótimas para cultivar em vasinhos, assim como tomatinhos cereja. Isso apenas para começar, depois que pegar o jeito, você pode partir para alguns legumes e verduras.
Primeiro, um esquema de como fazer o plantio. Pode comprar a muda já crescida ou então plantar a semente mesmo.

Não esqueça que o vaso para o plantio deve ter furos em baixo para a saída de excesso de água.
Utilizar vidros para fazer o plantio fica uma gracinha. Assim você pode usar os potes que já tem em casa.


Você pode selecionar vários vasinhos para montar a sua horta e fazê-la na vertical, pendurando na parede.


Há algumas opções de vasos compridos que também são um charme.



Você pode fazer com bambu.



Ou então, cano de PVC. Temos opções suspensas ou com suporte para ficar no chão.





Se desejar algo mais rustico, monte sua horta de madeira. Reaproveitar caixotes ou paletes é uma forma econômica de fazê-la.
Trouxemos algumas ideias de hortas verticais e algumas de suporte. Dá para plantar direto nas caixas de madeira ou plantar em vasinhos separados para por dentro da caixa.





Garrafas pet também servem como vasos. Além de ficarem lindas, pense que estaria reutilizando um material que iria para o lixo, que leva anos para de decompor e só iria poluir mais o nosso planeta. 




 Esses dois modelos de hortas com garrafas são bem diferentes, cada uma tem um tipo de sistema de irrigação.



O esquema de como é feita o primeiro modelo:


Dicas: 
Escolha o que quer plantar e pesquise sobre cada planta, pois algumas gostam de água ou sol mais do que outras, assim como umas "convivem" bem com outras plantas do lado e algumas não, isso é importante para saber qual você pode plantar junto no mesmo vaso.
Para que sua horta fique sempre linda, regue diariamente com moderação e procure adubar e fazer o controle de pragas a cada três meses.
Esse foi nosso post de hoje. O que achou da ideia de ter uma hortinha só sua? Conta pra gente aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário